Fazenda Monjolo Velho

Faz parte do Grupo Valadares Gontijo a Fazenda Monjolo Velho, empresa agropecuária destinada à produção leiteira, com destaque para a seleção de gado Girolando de alto padrão.

Está sendo implantado um projeto de produção leiteira com 2.000 matrizes, utilizando-se do sistema de pastagens irrigadas. Já tendo iniciado a produção, a fazenda produz hoje 15.000 litros/dia e conta com 40 colaboradores.

Licenciamento Ambiental e Sustentabilidade

O empreendimento foi aprovado pela SUPRAM, Superintendência Regional de Regularização Ambiental, a qual é responsável por promover o planejamento e avaliação de planos e programas, zelando pela observância da legislação e das normas específicas de meio ambiente e de preservação, conservação, controle e desenvolvimento sustentável dos recursos naturais.

A exemplo disso, dentre outras soluções sustentáveis, o projeto possui um sistema de aproveitamento de dejetos, os quais são reciclados e reaproveitados como adubo orgânico em suas pastagens e culturas de milho, soja, sorgo e feijão.

A implantação total do projeto depende da irrigação das pastagens que será efetuada por meio de pivots centrais, utilizando água do Rio São Francisco, já obtida outorga da ANA, Agência Nacional das Águas, órgão responsável por implementar e coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso a água, promovendo o seu uso sustentável em benefício da atual e das futuras gerações.

Recursos Humanos

A Fazenda Monjolo Velho dispensa suas atenções também a sua equipe. Como a atividade leiteira tem características próprias, criou-se um programa especial para treinar e qualificar a mão de obra, formando e valorizando as pessoas envolvidas no processo, alcançando um desempenho de alto nível.

Premiações

Minas Gerais é o principal estado produtor de leite do Brasil. Com participação premiada, a Fazenda Monjolo Velho vem se destacando entre os 100 maiores produtores de leite do Brasil através do Prêmio MilkPoint - Iniciativa do site MilkPoint, realizada pela primeira vez em 2001, visando conhecer quais eram e aonde se localizavam os maiores produtores de leite do país. Desde 2010 a Fazenda Monjolo Velho esteve entre as fazendas destaques na produção de leite.

Leite verde Fazenda Monjolo Velho

Leite verde Fazenda Monjolo Velho

Seguindo a mesma filosofia do Grupo Valadares Gontijo, a Fazenda Monjolo Velho utiliza a mais alta tecnologia disponível, capacitando profissionais e aprimorando processos para produzir um leite verde de qualidade superior.